Buscas: um breve caminho

Um vídeo que conta a história do sistema de buscas que alguns chamam de “Oráculo”, foi divulgado essa semana no blog oficial do Google. A linha do tempo percorrida ao longo da explicação começa em 1996 e aponta algumas possibilidades para o futuro.

Esta “retrospectiva” mostra direitinho como as mudanças são rápidas na comunicação digital. Ao mesmo tempo, também deixa claro que o Google está sempre observando as necessidades de seus usuários, e respondendo a elas com uma agilidade que chega a dar medo.

É interessante pararmos para pensar, de vez em quando, sobre “como chegamos até aqui”. Visitar o Web Archive ou o Internet Archaeology também ajuda a perceber os caminhos que percorremos. Acredito muito que construir uma memória da Web, e nossa participação nisso tudo, será muito importante em tempos de registros cada vez mais efêmeros.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Eu

Ana Migowski, arquiteta de informação, mestranda do PPG em Comunicação e Informação (UFRGS), graduada em Comunicação Digital (Unisinos) e estudante do Bacharelado em Ciências Sociais (UFRGS). Apaixonada por antropologia, cinema, teatro, tecnologia e afins. Uma geek com um Q de bicho grilo. :)

Twittei

Erro: Assegure-se de que a conta Twitter é pública.

Lá no Flickr

Momento Pólen 9ª Bienal do Mercosul

Momento Pólen 9ª Bienal do Mercosul

Mais fotos
%d blogueiros gostam disto: