Crowdfunding funciona

Ontem passei por uma experiência que me convenceu: crowdfunding funciona de verdade. Explico:

Lembra daquele vídeo que rolou na Web em 2008/2009, em que músicos independentes de vários locais do mundo cantavam a famosa “Stand by Me”? Pois então, me emocionei de cara quando o assisti pela primeira vez, daquele jeito que dá vontade de compartilhar com todo mundo, sabe?

Mais de 3 anos depois, uma iniciativa muito legal do pessoal do site Traga Seu Show conseguiu reunir fundos para patrocinar a vinda de alguns dos músicos a Porto Alegre, onde moro. E, claro, fui conferir o show da Playing for Change no Bar Opinião.

Foi interessante perceber que a maneira que a banda foi divulgada (pela Web) criou um clima diferente para o show. As pessoas estavam ainda mais propensas a sacar seus celulares, smartphones e câmeras fotográficas para registrar cada momento. E, quando Grandpa Elliot entrou no palco, a imagem passou a ser quase que completamente enquadrada pelas telinhas. Claro que isso não é novidade. Qualquer pessoa que tenha ido a algum show musical nos últimos anos certamente percebeu isso. Mas, a diferença foi que as pessoas pareciam pensar “hmmm, isso vai pro Youtube”.

Foi possível sentir uma conexão entre as pessoas. O bis, obviamente, foi dedicado ao grande sucesso da banda:


  Repare nas telas surgindo aos poucos durante a música.

Além desse exemplo, tive contato com outros projetos muito bacanas, patrocinados de forma colaborativa através do Catarse. Deixo aqui como sugestão para quem quiser conhecer:

Equipe do Ônibus Hacker

Ônibus Hacker: Projeto que levará, a bordo de um ônibus, ideias inovadoras com caráter social a vários Estados do Brasil.   O idealizadores pretendem promover cursos e “invasões” hacker a diversos lugares e, no meio do caminho (literalmente) desenvolver plataformas digitais que façam a diferença, como o Otoridades.

Equipe do Gastronomismo

Gastronomismo: Série de programas de culinária com uma estética super bem produzida. Os episódios são temáticos, o que deixa a gente com ainda mais vontade de acompanhar. Quero muito fazer os cookies do Friends.🙂

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Eu

Ana Migowski, arquiteta de informação, mestranda do PPG em Comunicação e Informação (UFRGS), graduada em Comunicação Digital (Unisinos) e estudante do Bacharelado em Ciências Sociais (UFRGS). Apaixonada por antropologia, cinema, teatro, tecnologia e afins. Uma geek com um Q de bicho grilo. :)

Twittei

Erro: Assegure-se de que a conta Twitter é pública.

Lá no Flickr

Momento Pólen 9ª Bienal do Mercosul

Momento Pólen 9ª Bienal do Mercosul

Mais fotos
%d blogueiros gostam disto: