Um (belo) ponto de ironia

No mês passado tive a oportunidade de visitar uma exposição belíssima organizada pela Fundação Vera Chaves Barcellos. A Sala dos Pomares, local onde a exposição acontece, fica em Viamão, dentro do Sítio onde Vera Chaves Barcellos mora e produz seus trabalhos.

Um ponto de ironia - Fundação Vera Chaves BarcellosFiquei surpresa com a qualidade das obras que compõem a mostra. Lá estão esculturas, instalações, quadros, fotografias, montagens e vídeos da década de 60 e 70, principalmente. Todas têm em comum o tom questionador, que faz parte da ironia, certo?

O destaque, na minha opinião, vai para os trabalhos de arte postal. Confesso que não conhecia muito essa forma de divulgação artística, mas achei genial. Pessoas que não se conhecem trocam postais que são verdadeiras obras de arte. O movimento esteve em alta nos anos 60, quando a liberdade de expressão foi bastante restringida em diversos países da América  Latina. Acredito que ainda existam grupos que compartilham sua arte dessa forma.

Toda essa história me fez lembrar que, algum tempo atrás, recebi pelo correio um postal de uma amiga muito querida. Como fazia bastante tempo que só chegavam contas e malas-diretas aqui em casa, fiquei bem emocionada. Com certeza não é a mesma sensação de receber um e-mail. O trabalho de escolher uma imagem, redigir um texto à mão, colar um selo e, principalmente, lembrar o endereço do destinatário, tem um significado único.

Sim, estou tendo momentos super nostálgicos nos últimos tempos.  🙂

BTW, visitem a exposição e aproveitem bastante.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Eu

Ana Migowski, arquiteta de informação, mestranda do PPG em Comunicação e Informação (UFRGS), graduada em Comunicação Digital (Unisinos) e estudante do Bacharelado em Ciências Sociais (UFRGS). Apaixonada por antropologia, cinema, teatro, tecnologia e afins. Uma geek com um Q de bicho grilo. :)

Twittei

Erro: Assegure-se de que a conta Twitter é pública.

Lá no Flickr

Momento Pólen 9ª Bienal do Mercosul

Momento Pólen 9ª Bienal do Mercosul

Mais fotos
%d blogueiros gostam disto: